top of page

A fermentação, para as pessoas que não sabem, é um processo que está envolvido no fabrico de queijo, vinho, cerveja entre outros. Ela é um processo anaeróbico de síntese de ATP. Neste processo, o aceitador final de hidrogênios é um composto orgânico e por este motivo constitui um metabolismo contrário ao da respiração celular.

 Dessa forma, trata-se de um mecanismo muito importante na obtenção de energia em condições anaeróbicas, uma vez que nestes casos não há o processo de fosforilação oxidativa para manter a produção de ATP 2 .

 

Existem vários tipos de fermentação entre eles:

 

 A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose e sacarose são convertidos em energia com a produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos, usado para fazer vinho, cerveja, etc. 

 

A fermentação lática é o processo metabólico no qual hidratos de carbono e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando em libertação de energia e compostos orgânicos, usados para produzir queijo, leite, etc.

 

A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético, usado para fazer vinagre. 

 

 

 

 

 

 


© 2015 by Grupo do 10ºA 

 

bottom of page